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Publicado em 11 de nov de 2014 às 19:34
No primeiro ano de atendimento ao usuário, a Eco101 registrou mais de 360 mil atendimentos
Os registros foram feitos no período entre novembro de 2013 até outubro de 2014, período de atuação da Eco101, empresa que administra a BR-101, entre Mucuri, na Bahia, até Mimoso do Sul, na divisa com o Rio de Janeiro. Desde que a concessionária iniciou a operação rodoviária mais de 108.807 ocorrências foram registradas, gerando mais de 364.675 atendimentos, entre emergência médica e mecânica.
Para dar mais segurança para o usuário que trafega na rodovia, cerca de R$ 45 milhões já foram investidos. “Prezamos sempre pelo bom atendimento ao usuário. Temos 12 bases de atendimento estrategicamente posicionadas na rodovia que devem ser utilizadas pelos motoristas”, disse o gerente de operações da Eco101, Valter Henrique Fernandes.
A solicitação com maior número de registros no Centro de Controle de Operações da Eco101 (CCO) é para recolhimento de detritos na rodovia, entre os meses de novembro do ano passado e outubro deste ano, foram 30.241 chamados. “Encontramos os mais variados tipos de materiais na rodovia, como a ressola de pneu, por exemplo”, completou o gerente.
Em todo o trecho de concessão 12 viaturas realizam a inspeção das condições do tráfego, percorrendo anualmente 3.654.000 quilômetros. Também operam na BR-101/BA/ES 12 guinchos leves, três guinchos pesados e três guinchos extra pesados, além das 12 ambulâncias (oito normais e quatro com recurso de UTI).
Com apenas seis meses de atuação a concessionária renovou toda a frota de guinchos para proporcionar mais conforto e agilidade no atendimento às ocorrências. Com a chegada dos guinchos extra pesados é possível remover até mesmo ônibus e caminhões com 110 toneladas.
Dos 26.680 atendimentos mecânicos gerados durante o período, 13.060 guinchamentos foram realizados na rodovia. O socorro médico da concessionária atendeu 11.975 ocorrências no primeiro ano de operação, desse número foram realizadas 2.772 remoções. “Tivemos redução de cerca de 60% do tempo de interdição da rodovia após o início da operação”, destacou Valter.
Ao longo de todo o trecho sob concessão, a Eco101 disponibiliza 12 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), 24 horas por dia. “As bases SAU’s, além de serem pontos de apoio para os recursos de ambulância e guincho, são espaços onde o motorista pode usar como ponto de parada para descanso ou para atendimento de emergência. Toda a equipe médica e de atendimento mecânico estão à disposição do usuário”, finalizou o gerente de operações.
A Eco101 disponibiliza ainda o serviço de 0800 pelo qual, entre os meses de novembro de 2013 e outubro de 2014, foram registradas 223.867 chamadas. Do total de ligações, 20% foram registros de elogio ao atendimento nos SAU’s e pelo serviço prestado pelas viaturas de inspeção, que realizam apoio operacional em toda a rodovia.
Canais de comunicação com o usuário
Para solicitar socorro na rodovia, alertar sobre qualquer ocorrência na pista ou informações sobre o tráfego, os usuários podem utilizar o telefone 0800 7701 101. O atendimento funciona 24h por dia a partir do Centro de Controle de Operacional (CCO), área responsável por monitorar a rodovia e gerenciar os recursos. Além de consultar o 0800, antes de pegar a estrada, o motorista também pode acessar o site www.eco101.com.br para informações sobre o trânsito e sobre a empresa.
Com mais de cinco mil seguidores, a concessionária também disponibiliza para os usuários da BR-101 uma conta no Twitter com informações sobre o tráfego nos 475,9 quilômetros do trecho de concessão. Os interessados podem seguir o perfil da empresa na rede social (@_eco101).
Pelo 0800, é possível também acionar a ouvidoria da concessionária, canal que recebe os elogios, críticas, sugestões e solicitações dos usuários. O contato com o setor pode ser feito ainda pelo e-mail ouvidoria@eco101.com.br ou pelo “Fale conosco” do site da Eco101.
Além disso, o Grupo EcoRodovias oferece aos usuários que trafegam na BR-101, entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, um aplicativo com todas as informações da rodovia na palma da mão. Basta acessar a loja de aplicativos (Apple Store ou Play Store) e baixar gratuitamente o aplicativo EcoRodovias disponível nas plataformas iOS e Android.
A Eco101
Durante os 25 anos de concessão, serão investidos R$ 3,2 bilhões. No período de um ano, a concessionária investiu mais de R$ 250 milhões na recuperação de todo o trecho e já utilizou cerca 86 mil toneladas de massa asfáltica para a recuperação do pavimento. Foram recapeados 80 quilômetros seguidos, incluindo o trecho entre os trevos de Viana e Guarapari, na região metropolitana. A Eco101 também realizou o nivelamento da pista com o acostamento em 180 quilômetros ao longo do trecho sobre concessão.
Para dar mais segurança aos usuários da BR-101, foram instaladas mais de 6.000 placas de sinalização (de regulamentação e de advertência), desde indicadores de velocidade a alertas de trechos perigosos, especialmente em curvas e em entroncamentos de trechos urbanos, além da pintura de faixa central e lateral em 370 quilômetros da rodovia. Em 12 pontos críticos, identificados pela concessionária, já foram instalados dispositivos de segurança como balizadores e reforço da sinalização, reafirmando o compromisso com a segurança e a trafegabilidade na rodovia.