Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.
Assessoria de imprensa:
imprensa@eco101.com.br
27 99292-5541
Publicado em 18 de fev de 2015 às 18:48
A previsão é de que quatro postos de fiscalização voltem a operar em maio
Construídos na década de 70 os Postos de Pesagem Fixos implantados na BR-101/ES irão passar por uma obra de modernização dos dispositivos e ampliação da capacidade de fiscalização de veículos comerciais. Os postos que irão receber as melhorias ficam nos municípios de Linhares, Km 137, Serra, Km 249 e Viana, 301, e Rio Novo do Sul, Km 390. As frentes de trabalho foram iniciadas no mês de fevereiro com previsão de encerramento em maio.
A Eco101, empresa que administra a BR-101 de Mucuri, na Bahia, até Mimoso do Sul, na divisa com o Rio de Janeiro, recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes do Espírito Santo (DNIT-ES) os quatro Postos de Pesagem Fixos (PPF), ao longo do trecho de concessão, no dia 17 de julho de 2014.
Após o recebimento das balanças na BR-101 no ES, a Concessionária em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o DNIT-ES, realizou uma vistoria de todos os postos para ter conhecimento da real estrutura do sistema de pesagem disponível na rodovia. “Os projetos foram aprovados pela Agência no final de janeiro deste ano e já em fevereiro as equipes já estavam mobilizadas para o início das obras”, esclareceu o gerente de engenharia da Eco101, Everton Souza.
Os quatro dispositivos serão reformados de acordo com os parâmetros exigidos no contrato de concessão. Os parâmetros devem seguir o disposto da Instrução de Serviço / DG no 09, de junho de 2009, do DNIT, que padroniza as dimensões de instalação dos Postos de Pesagem Fixos. “Além dos postos não cumprirem os padrões exigidos em contrato, as balanças também estão em desacordo com as orientações do Plano Diretor Nacional Estratégico de Pesagem (PDNEP), do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, explicou o gerente.
O raio de curva e a largura da pista existente nos postos de pesagem serão adequadas para facilitar o serviço de repesagem e de fiscalização de semirreboques. Os pátios de estacionamento serão ampliados, possibilitando o transbordo de cargas excedentes dos caminhões. Além desses, o taper (pista) de aceleração e desaceleração também receberão obras de melhorias para evitar a formação de filas sobre a faixa de tráfego ou acostamento.
“Todas as adequações propostas em projeto atendem permanentemente, com elevado padrão de qualidade e modernidade os quatro PPF operando 24 horas, todos os dias da semana”, afirmou Everton.
Qual a função do posto de pesagem?
O posto realiza a pesagem de veículos comerciais, tanto de passageiros quanto de carga. Além disso, os equipamentos disponibilizados nas bases de pesagem também calculam as dimensões dos veículos e da carga transportada.
Quem opera os postos?
A Eco101 é responsável por realizar a manutenção e a operação do posto de pesagem. É a concessionária que emprega colaboradores para a operação dos equipamentos.
Quem fiscaliza?
A fiscalização da carga é realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Apenas as instituições da Federação possuem o poder de autuação.